2 de abril de 2014

Conhecendo o bordado

Para trabalhar com qualquer profissão temos que conhecer o que fazemos e pesquisando na internet no site http://www.brasilcultura.com.br/cultura/historia-do-bordado/, pude conhecer um pouco mais do assunto e dividir com vocês;
Como a maioria das outras artes têxteis e dos trabalhos com agulhas, várias técnicas da arte dos bordados surgiram no Oriente Médio.A arte dos bordados manuais com suas variadas técnicas, ainda é bastante utilizada nos dias atuais em todo o mundo.
No início do século XX, surgiu o bordado a máquina. Feito em máquina de costura doméstica reta a pedal, que ainda é utilizado. Mas, este tipo de bordado requer bastante trabalho por parte do bordador, que tem de movimentar braços e pernas para bordar e tem pouco rendimento comparado a outras formas de bordar. Na década de 50 surgiu o bordado em máquina de costura zig-zag industrial, garantindo uma produtividade maior. Exigindo do bordador, entretanto, mais habilidade e agilidade, pois o movimento do bastidor tem que ser feito de forma manual.
No trabalho com bordados profissionais dispõe-se de um grande e variado campo de trabalho. Para muitas pessoas é a oportunidade de iniciar seu próprio negócio, mesmo sem experiência. Para outras a possibilidade de incrementar sua empresa de confecção. O bordado profissional é um negócio que pode ser iniciado em casa, como empresa informal, o que facilita muito a oportunidade de trabalho pois minimiza os custos. A área de atuação é vasta, pode-se prestar serviços de bordados personalizados para particulares como: bordados de nomes em toalhas, fraldas, camisetas, lençóis, etc. Pode-se também prestar serviços de personalização de uniformes para empresas, escolas, camisetas de grupos ( turismo, igrejas, estudantes, terceira idade); É possível também montar quiosques de bordados em shopping, supermercado ou aeroporto ou ainda prestar serviços de personalização para pequenas empresas de confecção.
O bordado é uma arte milenar que, mesmo tendo passado por várias transformações nos seus processos de fabricação, não perdeu a sua essência e através dos avanços tecnológicos tornou-se uma excelente fonte de renda.
Existe no mercado vários modelos e marca de máquinas.
Maquina de pedal ou maquininha da vovó : o resultado do trabalho é lindo, exige um pouco de técnica mas com dedicação todas as alunas conseguem.

Máquina Zig Zag semi industrial - por ser uma máquina elétrica requer um pouco mais de técnica e muita paciência no inicio.


Valorize o artesão.


Obs. Imagens retiradas da internet e pesquisa no site Brasil cultura.


4 comentários:

  1. Olaa retribuindo a visita no seu cantinhoo adoreeiii seu blog flor um super beijo e me mantenha atualizada que sempre estarei por aq


    Post Novo!!! Redução de Mamas - A Cirurgia da Anitta
    http://www.blzinteligente.com/2014/04/mamoplastia-redutora-part-i.html

    ResponderExcluir
  2. Ótima história, temos que valorizar as artesãs mesmo, dá tanto trabalho pra tudo ficar bonitinho não é? e é tudo tão lindo :D
    beijos.

    http://blog.chocowlat.com

    ResponderExcluir
  3. Ola minha flor passando pra desejar um ótimo final de semana!

    Venha descobrir os SHAMPOOS MILAGROSOS!!!!!
    MEGA HIDRATAÇÃO!! ELES SALVARAM MEU CABELO!
    http://www.blzinteligente.com/2014/04/eles-salvaram-meu-cabelo.html#more

    ResponderExcluir
  4. Temos que valorizar os artesãos mesmo, é um trabalho muito dificil. Já tentei várias vezes, nunca consegui nada ):

    FB
    http://monomania.com.br

    ResponderExcluir